Recentemente, tive a oportunidade de falar sobre dois temas que me interessam muito: liderança e execução.
Em pouco mais de 30 minutos de palestra para a XP Inc, abordei alguns aspectos-chave para a liderança. Entretanto, sinto que a conversa “ganhou profundidade” no bate-papo de quase uma hora que aconteceu na sequência. O resultado? Uma bela consolidação do meu pensamento sobre a condição atual da liderança. Discutimos a importância de estabelecer métricas e metas, cultura team-first, relação da liderança e gestão, produtividade, liderança situacional e muito mais.
Também participei, recentemente, de outra conversa importante, sobre um tema intimamente relacionado a liderança: a execução. Considero esse tema fundamental porque entendo que empresas e pessoas que tem sucesso, invariavelmente, executam certo. Foi uma experiência bem descontraída no podcast Tech Leadership Rocks. Tratamos da importância, mais uma vez, de métricas e metas para a execução, relação entre transformação digital e ágil, entre muitas outras coisas.
Liderança e execução são temas importantes demais para serem tratados com superficialidade. Precisamos falar sobre a prática, no dia a dia, sem rodeios nem enfeites.
Sem boas lideranças, é difícil empresas e pessoas andarem na direção certa. Consequentemente, fica mais difícil alcançar objetivos que realmente valem a pena. Sem execução eficaz na operação, nenhuma estratégia passa de um manifesto de boas intenções.
A liderança é frequentemente relegada ao líder. Entretanto, o fato é que a prática da liderança depende, sim, do líder, mas, também, dos liderados e do contexto. Não há boa liderança sem bons liderados. Aliás, considero impossível alguém ser um bom líder sem, antes, conseguir ser um ótimo liderado.
Todos aprendemos mais combinando ideias e experiências. Precisamos falar mais sobre liderança e execução para evoluir mais rápido, do jeito certo.