Reflexões

Se os “frameworks” já implementam (quase) tudo, por que é importante que programadores saibam implementar algoritmos clássicos?

O estudo de algoritmos clássicos é fundamental para que programadores desenvolvam "repertório" de qualidade para solucionar problemas. Afinal, esses algoritmos são exemplares de soluções inteligentes e criativas que recorrem a artifícios importantes que todo programador deveria conhecer para conseguir resolver melhor os problemas do dia-a-dia,
Elemar Júnior
|
11/10/2022

Nos últimos dias, publiquei um vídeo explicando o BubbleSort e outro explicando o QuickSort – dois algoritmos clássicos para ordenação de listas. Trata-se de conhecimento que considero fundamental para programadores, embora ordenação seja um “problema (muito bem) resolvido” no dia-a-dia por frameworks e bibliotecas padrão. Nesse texto, quero te explicar o porquê penso assim!

Algoritmos clássicos são bem mais do que simples código, são expressões de soluções criativas que utilizam artifícios inteligentes como, por exemplo, recursão e a abordagem dividir-para-conquistar. Mais do que aprender a resolver determinados problemas, ao estudar esses algoritmos, programadores “treinam” para conseguir “resolver problemas” de maneira geral.

Estudar soluções criativas e inteligentes inspira e conduz à criatividade e a inteligência, aumenta o “repertório de recursos” para escrever códigos melhores, o que acaba levando a aplicações com melhor desempenho. Um programador com “repertório pequeno” é como um poeta com pouco vocabulário.

Programadores que desprezam o estudo de algoritmos clássicos, na prática, dificilmente conseguem demonstrar apreço verdadeiro por código em geral – inclusive o que eles mesmos escrevem.

Por considerar o estudo de algoritmos clássicos algo tão importantes para programadores , trato deles com muito carinho em meu curso de algoritmos e estruturas de dados.

Compartilhe este conteúdo: 

Comentários

Participe deixando seu comentário sobre este artigo a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francismar
Francismar
1 ano atrás

Parabéns, Elemar! Também tenho esse pensamento, por isso me inscrevi e vou dar inicio aos estudos. Acredito que no treinamento voce apresentará algumas referências no qual podemos ir atrás mas se pudesse futuramente em um post. Abraço

2
0
Quero saber a sua opinião, deixe seu comentáriox
()
x

TRABALHE COMIGO

Sempre tem espaço para gente boa nos projetos em que estou envolvido, então, vai ser um prazer contar com você!

Me fale um pouco sobre a sua trajetória e me deixe saber o que você está buscando. Quero saber também como trabalhar comigo pode fazer diferença para você e como você acha que pode fazer diferença para mim.


DADOS PESSOAIS

SOBRE VOCÊ