Outro dia, no meu perfil no Instagram, falei sobre “Janelas de Oportunidade”. Sabe do que se trata?
Janelas de Oportunidade são intervalos bem determinados de tempo – ou seja, com começo e fim estabelecidos – onde há uma condição favorável para alguma iniciativa. Geralmente, o aproveitamento das “janelas” se convertem em grandes resultados.
Em vendas, “janelas de oportunidade” indicam momentos em que os clientes estão dispostos a comprar, geralmente mediante o atendimento de alguma pré-condição. Aliás, em empresas de tecnologia, elas são fontes comuns de “debates acalorados” entre quem vende e quem faz – afinal, geralmente, o aproveitamento da “janela” depende do desenvolvimento de alguma feature não prevista em roadmap. Quando isso acontece, geralmente, a “tal feature” precisa ficar pronto “dentro da janela” ou se torna definitivamente dispensável.
Nos relacionamentos, “janelas de oportunidade” tratam de intervalos de tempo onde “existe clima”. Nesses momentos, ou alguém toma alguma iniciativa ou se “perde o timing” e a oportunidade “esfria”.
Nesses tempos de “mundo VUCA”, janelas de oportunidade são frequentes, mas, cada vez menores. Por isso, é cada vez mais importante atentar para decidir rápido, executar certo e vender bem.
Sem decidir rápido, as “janelas” surgem e desaparecem antes mesmo de que uma decisão seja tomada sobre aproveitá-la ou não. Aliás, não é raro que isso aconteça, principalmente em empresas maiores.
Sem executar certo, “janelas” se convertem em “iniciativas que nunca encontram acabativas” – pior que isso, dinheiro bom jogado fora.
Sem vender bem, “janelas de oportunidade” se transformam em “portas de frustração”.
Você está percebendo e explorando bem as “janelas de oportunidade” que estão surgindo para você?